Todas adoramos roupas novas né? E nós adoramos criá-las para vocês, claro, mas como sempre falamos é importante ser consciente na hora de comprar, e mais ainda na hora de cuidar das suas roupas.

Um ciclo de vida mais longo é importante para o planeta e para o nosso bolso, por isso quanto mais e melhor cuidarmos das nossas roupas mais chances de isso acontecer. 🙂

Cuidar das suas roupas parece uma tarefa fácil, é só jogar na máquina, colocar o sabão, apertar um botão e pronto não é? Mas quando falamos em cuidado, isso requer um pouquinho mais de atenção e paciência, mas calma, não é nada complicado.

Fizemos um passo a passo simples com algumas dicas importantes na hora da lavagem:

1. Cuidados pré-lavagem
  • Verifique os bolsos das peças antes de colocá-las na máquina, qualquer papelzinho na máquina pode causar um estrago, principalmente em roupas escuras.
  • Vire as peças do avesso, assim o se houver algum desgaste ele somente será visível no lado de dentro da roupa.
  • Separe as roupas delicadas e coloque-as dentro de saquinhos para lavagem de roupas, isso evita o atrito e preserva a peça.
2. Na máquina
  • Use sabão líquido, e se possível evite aqueles com PH alto e com agentes oxidantes. Procure produtos que tenham os seguintes ingredientes na sua composição: celulase, amilase, pectinase ou protease. Esses compostos ajudam a prevenir o peeling, além disso o sabão líquido é menos abrasivo, evitando desgaste do tecido.
  • Cuidado com a temperatura: altas temperaturas danificam o tecido e consequentemente acarretam em desbotamento. Assim, sempre que possível lave as peças em água fria. Ao diminuir a temperatura de lavagem de 40º para 30º, as suas roupas vão desbotar menos e sofrer menos desgaste do tecido.
  • Quando tiver roupas delicadas ou que fazem bolinha com facilidade dê preferência ao ciclo de lavagem delicado, nessa opção de lavagem há menos atrito entre a máquina e a peça de roupa. Ele pode gastar mais água do que o ciclo rápido, mas ajudará a prolongar a vida útil das suas roupas.
3. Secagem
  • A secadora é um super quebra-galho numa emergência, porém quando esse não for o caso, dê preferência ao bom e velho varal. A secadora de roupas também pode danificar suas peças. Isso ocorre porque o ar geralmente é muito quente, e no ar frio a roupa demora muito para estar completamente seca, resultando numa conta de luz exorbitante.
  • Na hora de colocar as roupas no varal separe as blusas, vestidos e outras peças com manga e pendure-as individualmente em cabides, isso evita as marcas de pregador e faz com que as roupas sequem muito menos amassadas.
  • Evite a luz direta, o sol é um dos principais culpados do desbotamento. Com a luz muito forte diretamente na peça há grandes chances do tecido perder a tonalidade original. Por isso, não deixe o varal totalmente exposto, coloque em um lugar aberto, porém com uma proteção que faça sombra. Seja paciente: as roupas demoram para secar. Mas, para evitar mofo e mau cheiro, é muito importante estar totalmente seca antes de guardar.

Outra coisa básica e muito importante é seguir as instruções de lavagem que vem na etiqueta. Se você tem dificuldade pra entender ou memorizar aqueles símbolos todos, faça o seguinte: imprima um guia como esse aqui embaixo e cole na sua lavanderia. Não tem erro!

É importante considerar que a própria lavagem em si pode ser bastante prejudicial ao meio ambiente. Dependendo do tecido da roupa, ou do detergente/sabão utilizado, durante cada lavagem podem ser liberadas milhões de microfibras. Estas poluem os oceanos, o que acaba afetando a vida marinha, e eventualmente o meio ambiente como um todo, as condições climáticas e também a nossa saúde. 

Obviamente não vamos deixar de lavar roupa, mas é importante nos conscientizarmos e nos mantermos positivos para podermos melhorar sempre! Afinal, só assim podemos chegar mais perto de um futuro mais sustentável.

Também sabemos que na hora da cuidar das suas roupas cada uma tem a sua rotina e os seus truques. Por isso se você tem mais alguma dica incrível pra cuidar das nossas pecinhas, deixa aí nos comentários que nós vamos adorar! 🙂

Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Zuya? Acompanhe a gente também pelo Instagram: https://www.instagram.com/eusouzuya/