O questionamento sobre consumo consciente é válido e super importante em todos os âmbitos das nossas vidas, então o consumo consciente de moda não pode ser deixado de lado.

Primeiramente é importante reconhecer que não existe consumo 100% sustentável quando falamos da cadeia de moda, ele sempre irá causar algum tipo de impacto ambiental. Dito isso é importantíssimo entender que nos dias de hoje consumir moda de maneira mais consciente é imprescindível para qualquer um de nós.

Tendo isso em mente a Zuya está iniciando um processo de transformação, que se originou de dentro pra fora, que se expandiu da vida pessoal para a empresa, e que aos poucos irá evoluindo e se fixando como algo intrínseco ao propósito e aos objetivos da marca.

Sabemos que é um caminho longo, e que temos muito a aprender, por isso é importante que saibam que estamos sempre abertas ao diálogo e a novos questionamentos.

E é isso que gostaríamos que vocês também pudessem pensar hoje: De que maneira posso dar início a minha mudança e consumir moda de maneira mais consciente?

Por isso separamos 5 dicas simples, que qualquer um pode começar a aplicar na sua vida e no seu armário.

1.Compre menos e melhor

Evite compras desnecessárias e por impulso e invista em peças chave para o seu armário. Compre peças de qualidade que te representem e tenham a ver com o seu estilo. Qualidade é sempre mais importante do que quantidade, lembre-se disso.

Procure por tecidos que causem um impacto menor ao meio ambiente, de preferências reciclados e/ou recicláveis ou biodegradáveis. Tendo isso em mente, na hora do descarte procure fazer isso da maneira adequada.

2. Cuide bem das suas roupas

Não importa se são roupas novas ou se já estão no seu armário faz tempo, seja cuidadosa na hora de lavar e passar as suas roupas e leia sempre as instruções de lavagem que vem nas etiquetas das peças, assim além de suas roupas durarem por mais tempo, você economiza com a compra frequente de roupas novas.

Ser delicado e prestar atenção ao cuidado das suas roupas pode ajudar muita na questão do consumo supérfluo e desnecessário.

3. Repita looks sem culpa

Não importa a ocasião ou a “pressão social”, repetir roupas é totalmente aceitável, completamente normal e importantíssimo quando se pensa em um armário enxuto.

Use a sua criatividade e monte uma variedade de looks com as mesmas peças do seu armário. Essa atitude também ajudará na hora de comprar roupas novas, porque você saberá exatamente do que precisa para complementar a sua “coleção”.

4. Doe, troque ou compartilhe suas roupas

Quando sentir a necessidade de comprar uma roupa nova, vá ao seu armário e veja se você não tem nenhuma peça em bom estado que possa ser trocada com uma amiga ou familiar, ou em uma loja ou site de troca.

Você também pode compartilhar peças do seu armário com pessoas do seu ciclo social que tenham o mesmo biotipo e estilo que você. Assim elas podem se aproveitar das suas roupas e vice e versa.

Doar peças do seu armário de tempos em tempos também é super importante, você estará estendendo o ciclo de vida da sua peça, e o principal, ajudando alguém que precisa dela.

5. Busque informação

Por fim, o consumo consciente está totalmente atrelado a informação, por isso pesquise sempre antes de comprar.

Como dissemos, consumir moda de maneira mais consciente é uma preocupação muito válida nos dias de hoje, e você tem todo o direito de conhecer como as marcas que você consome pensam, para depois decidir se esse posicionamento está alinhado com o que você considera importante.

Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Zuya? Acompanhe a gente também pelo Instagram: https://www.instagram.com/eusouzuya/