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EXERCÍCIOS PARA PRATICAR NO INVERNO!

Cada modalidade tem suas características próprias. E queimam mais ou menos calorias – o que é ótimo no inverno, já que comemos mais. Mas todos os tipos de esporte têm em comum o resultado final, de melhorar a capacidade física. Para isso, devem ser praticados de maneira correta e orientada.

O número de calorias queimadas durante a atividade física depende de muitos fatores, como o peso de quem pratica, a intensidade e o tempo do exercício e o nível de condicionamento e o metabolismo individuais. Abaixo, alguns exemplos de exercícios que fazem muito bem – e preparam o corpo para a próxima estação. Os valores citados para o número de calorias queimadas por hora são referentes a um adulto saudável do sexo masculino com aproximadamente 75 kg.

Alongamento . Por ordem de importância é a atividade que deve iniciar e finalizar qualquer outra atividade física. Pode não parecer, mas tem gasto calórico considerável apesar de parecer “tão lento” e “monótono”. Ele trabalha os grandes e pequenos grupos musculares e leva ao relaxamento do corpo. Sua prática diária previne lesões, como o estiramento muscular. Para melhores resultados, pratique-o regularmente, sem forçar articulações e sem sentir dor. A ioga é uma das práticas mais relaxantes. Procure um bom grupo e pratique à noite. Em uma hora são consumidas cerca de 280 calorias .

Caminhada . A caminhada é um bom exercício para todos, pois vamos usá-la a vida toda. Tente caminhar em ritmo um pouco acelerado por cerca de uma hora. Escolha um horário tranquilo, que pode ser pela manhã. Evite ruas com muito tráfego e poluição. Para melhores resultados, mantenha a frequência cardíaca em torno de 70% da sua frequência cardíaca máxima (que é a diferença entre 220 e a sua idade). Não caminhe se apresentar problemas em joelhos e pés que lhe causem qualquer desconforto. Uma hora de caminhada rápida queima cerca de300 calorias .

Corrida . Excelente exercício para quem tem aptidão. Melhora as condições cardiovasculares e representa uma ótima maneira de queimar gorduras. Se não executada adequadamente, se a musculatura de coxas e pernas não estiverem fortes o suficiente, a longo prazo pode causar a diminuição da massa muscular e provocar sérias lesões. Trabalha os músculos de coxas, pernas e quadril. Em uma hora de corrida, em ritmo moderado, consomem-se aproximadamente 700 calorias .

Bicicleta . O ciclismo é um excelente exercício, sem impacto, tanto para queimar calorias como para melhorar o condicionamento cardiovascular. Trabalha músculos das pernas, especialmente o quadríceps, coxa posterior e panturrilha. Não é recomendável a pessoas com problemas em joelhos e coluna, porque a posição e os movimentos são prejudiciais. Você pode obter melhores resultados andando em terrenos com subidas ou ajustando a bicicleta ergométrica para simular subidas. Uma hora de ciclismo queima aproximadamente 530 calorias .

Frescobol . É um bom exercício cardiovascular, pela intensa repetição de movimentos. Exige bastante das articulações, devido aos movimentos bruscos, e trabalha bem quadríceps e panturrilhas, bem como braços, ombros e tronco. Para obter melhores resultados, escolha um parceiro com o mesmo nível técnico. Em condições competitivas, uma hora de frescobol consome cerca de 780 calorias .

Natação . A natação é excelente exercício. Não é o mais completo, como propagado, mas importante para a saúde cardiovascular e para manter a forma. O gasto de calorias é muito intenso quando bem praticado, mas, se for executado como único esporte, não atinge seus melhores benefícios como saúde e queima calórica. É necessário acrescentar outro tipo de modalidade de exercícios localizados para seu melhor desempenho. Tendo em vista que não apresenta impacto, é muito bom para pessoas que estão se recuperando de lesões de membros inferiores. Cuidados com problemas lombares e de ombros devem ser tomados. Não praticar sem orientação de bons profissionais. Uma hora de natação, em ritmo moderado, queima aproximadamente 460 calorias .

Basquete . O basquete é um bom exercício cardiovascular, que também exige força nos ombros e nas coxas. O risco de lesões é semelhante ao de outros esportes de contato, incluindo o entorse de tornozelo e outras condições relacionadas a colisões com outros jogadores. O jogo um-contra-um oferece a possibilidade de queimar mais calorias, tendo em vista que você está sempre ativo. Em uma hora de basquete, são queimadas cerca de 600 calorias .

Futebol . Dependendo da posição na qual você joga, o futebol pode ser uma atividade de força ou um exercício cardiovascular. Existe risco elevado de lesões, mas, com o uso de materiais de proteção, a atividade pode ser segura. Em condições competitivas, uma hora de partida pode representar a queima de aproximadamente 700 calorias .

Musculação . O exercício com pesos é a melhor maneira de ganhar massa muscular. Uma grande vantagem é poder treinar cada grupo muscular separadamente, conforme a necessidade. Hoje, é intensamente utilizado como forma de reabilitação até na terceira idade. Sua prática correta e orientada por profissional competente traz resultados surpreendentes e importantes na redução do risco de lesões. Uma hora de musculação de baixa carga queima aproximadamente 230 calorias .

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